Grupo Nabeiro-Delta Cafés e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa criam “Lugar à Mesa”

“Ajudar sem reservas” dá o mote ao movimento solidário com o objetivo duplo de ajudar as famílias afetadas pela pandemia e a restauração

Numa fase inicial, o movimento vai abranger 25 restaurantes da cidade de Lisboa, cujas refeições serão entregues a cerca de 1000 famílias residentes nas freguesias de Marvila, Santo António e Arroios.

Esta primeira fase do “Lugar à Mesa” decorre até dia 17 de janeiro e pretende que, em breve, possa também chegar a outras regiões do país, envolvendo mais restaurantes e consequentemente apoiando mais famílias.

“Ajudar sem reservas” dá o mote ao movimento solidário com o objetivo duplo de ajudar as famílias afetadas pela pandemia e a restauração, através da oferta de refeições confecionadas pelos estabelecimentos aderentes.

Todos os portugueses podem contribuir e apoiar este movimento, quer seja através da plataforma www.ppl.pt ou do site www.movimentolugaramesa.com, em que cada doação, no valor de 7,00 euros, vai ser convertida numa refeição que, posteriormente, será entregue a uma família, mediante a disponibilização de um voucher.

As famílias elegíveis são identificadas pela Santa Casa, privilegiando agregados em situações de carência económica que, na sua composição, incluam crianças ou jovens, bem como aqueles que não usufruam de outros apoios similares.

Por sua vez, os restaurantes aderentes devem cumprir os níveis exigidos de segurança e higiene, bem como ter a capacidade diária de confecionar mais de 20 refeições, e disponibilizar serviço de take-away.

Para Rita Nabeiro, Administradora do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, a iniciativa “reforça o apoio da empresa à restauração e às muitas famílias que, devido à pandemia, viram as suas vidas afetadas”.

Sérgio Cintra, administrador da Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, realça que, “(…) o movimento ‘Lugar à Mesa’ representa um catalisador da mudança que os tempos conturbados que vivemos precisam e exigem. Em fases difíceis, temos que redobrar e unir esforços, bem como trabalhar com ainda mais empenho nas respostas sociais que tanto têm contribuído para tornar a nossa sociedade mais justa (…)”.

O movimento tem outros parceiros como a Câmara Municipal de Lisboa, que vai fornecer apoio complementar ao auxílio já prestado, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a APN – Associação Portuguesa de Nutrição, que irá prestar aconselhamento para garantir um adequado equilíbrio nutricional das refeições para as famílias e a Casa do Impacto.

Este projeto foi construído em colaboração estreita com outras entidades e empresas, nomeadamente a consultora PWC e as agências Label, Alencastre e Adagietto.