Bispo de Setúbal apela ao amor e ao acolhimento na quadra natalícia

“Cuidar, cuidar-se e cuidar uns dos outros é o verbo que se tem escutado constantemente neste ano marcado pela pandemia”, sublinha o bispo de Setúbal, D. José Ornelas, na habitual mensagem de Natal.

D.José Ornelas refere na habitual mensagem de Natal o desejo de “cultivar e cuidar das relações”, em especial num ano marcado pela pandemia.

Na sua mensagem, o bispo de Setúbal apela à preparação do espaço para que possam receber em segurança os familiares “para acolher e celebrar juntos esta quadra, que assume um significado fundamental no decurso do ano”. “Cuidando da fragilidade, cuida-se do futuro, cuida-se do mundo, cuida-se de Deus, tornando possível que Ele seja Emanuel, Deus-connosco”, realça D. José Ornelas.

Afirma ainda que esta é a primeira “grande evidência do Natal, que ecoa nos cânticos”, e por isso é suposto “espelhar-se nas luzes e presentes, nas festas e celebrações religiosas” com que se acolhe Jesus, “atualizando e perpetuando esta presença constantemente transformadora de Deus na humanidade frágil, mas capaz de acolher a vida e a esperança”.

D.José Ornelas assume ainda que nesta altura atípica, é visível que mais falta faz “acolher, cuidar e acarinhar” para apoiar o próximo, dando-lhe esperança para enfrentar a crise. O bispo faz referência a Maria e José, que acolheram Jesus nos seus braços acarinhando-o e preparando-o para a vida.