As sessões de cante das janeiras no município de Ourique previstas para esta semana foram canceladas e o concerto de Ano Novo, no sábado, não terá público e será transmitido pela rede social Facebook, anunciou a câmara.
Em comunicado, o município explica que tomou a decisão devido ao “atual quadro pandémico” e ao “risco existente” de contágio pelo vírus que provoca a doença Covid-19.
As sessões canceladas de Cante das Janeiras aos Reis e ao Menino deveriam decorrer desde ontem e até sexta-feira, em sete igrejas e uma capela de oito aldeias do concelho, pelas vozes dos cantores José Diogo Bento e Pedro Mestre.
Já o concerto de Ano Novo, com atuações de José Diogo Bento, Pedro Mestre, Gonçalo Narciso e Telmo Narciso, irá decorrer, tal como previsto, no sábado a partir das 21h00, no Cineteatro Sousa Telles, na vila de Ourique, mas sem público e com transmissão na página do município na rede social Facebook.
Na semana passada, o município tinha divulgado que iria manter a tradição de Cante das Janeiras aos Reis e ao Menino e manter e Concerto de Ano Novo “num momento de esperança pelo início da vacinação contra a Covid-19 e de manutenção do compromisso com a saúde individual e comunitária pela persistência do risco de contágio”.
Segundo a autarquia, a realização das iniciativas, inscritas nas tradições de Ourique, pretendia simbolizar “o desejo da retoma progressiva da atividade em 2021, em segurança e com respeito pelas regras básicas de autoproteção”, nomeadamente o uso de máscara, o distanciamento social, a etiqueta respiratória e lavagem/desinfeção frequente das mãos.
Além disso, seria “um impulso de apoio aos criadores culturais que, em 2020, estiveram sujeitos a fortes limitações no desenvolvimento das suas atividades de sustentação das tradições do Baixo Alentejo e na projeção do seu talento, com novas abordagens nas diversas expressões criativas”.