No espaço mais icónico do concelho vai nascer o Centro Interpretativo do Urbanismo e História do Crato e Paços do Concelho. As obras arrancam já no primeiro trimestre do ano.
A câmara do Crato vai reabilitar o Palácio do Grão-Prior do Crato da Ordem de Malta, um dos edifícios mais icónicos do concelho, onde vai nascer o Centro Interpretativo do Urbanismo e História do Crato e Paços do Concelho.
A empreitada, orçamentada num total de 1.230 milhões de euros, enquadra-se no projeto de renovação urbanística do largo que pretende requalificar o centro histórico da vila.
Segundo uma nota enviada ao Semmais Digital, o projeto conta com a comparticipação de 80% pelos fundos do Portugal 2020 e o início das obras está previsto para o primeiro trimestre do ano.
Na nota, a autarquia explica que o espaço térreo do edifício será aberto ao público em geral e terá valências de museologia “destinadas ao entendimento da história e evolução urbanístico do concelho”. No piso superior, segundo a edilidade, será instalada uma sala de assembleia municipal.
O espaço em volta sofrerá uma intervenção faseada que assenta em três prioridades, nomeadamente a circulação privilegiada dos peões, a valorização do espaço público e a potenciação da atividade económica e turística.
A autarquia esclarece ainda que uma das principais apostas no projeto passa pela regulamentação e modernização do parqueamento automóvel, permitindo que o largo “se transforme num local de lazer, comércio e turismo”.