As candidaturas ao festival decorrem até dia 29 de janeiro. Estão previstos três prémios com um valor de 2500 euros, para a Melhor Recriação, para o Tema com Melhor Letra e para a Melhor Canção Original.
A câmara de Almada está a promover o Festival Canta Abril, um concurso bienal de música de intervenção promovido pela autarquia desde 2004. O evento, que contempla duas modalidades nomeadamente Recriação das Canções da Resistência e a Criação de Canções da Liberdade, pretende atribuir três prémios, no valor de 2500 euros cada, denominados por Prémio Adriano Correia de Oliveira, para a Melhor Recriação, Prémio Ary dos Santos, para o Tema com a Melhor Letra e o Prémio José Afonso, para a Melhor Canção Original.
Até dia 29 de janeiro os concorrentes podem-se candidatar apresentando até três temas em língua portuguesa, por modalidade em formato CD (áudio ou MP3). O formulário de inscrição e as obras a concurso devem ser enviadas por correio ou entregues presencialmente no serviço de atendimento municipal, no n.º 1 da R. Trigueiros Martel, em Almada, de 2.ª a 6.ª feira, entre as 8h30 e as 15h30.
O júri, composto por cinco elementos – nomeadamente da Sociedade Portuguesa de Autores, pela GDA- Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes, e os restantes três pela Câmara Municipal de Almada-, vai selecionar numa primeira fase 20 temas (10 por modalidade). Os trabalhos apurados serão apresentados em duas audições eliminatórias públicas, nos dias 16 e 17 de abril, e a grande final decorrerá no dia 30.