Os responsáveis locais alertam para a subida substancial (“subiram substancialmente”), na última semana.
A comissão municipal de Proteção Civil de Moura, aprovou, por unanimidade, uma proposta de recomendação às autoridades de saúde pelo encerramento de algumas escolas por um período de 15 dias, devido à pandemia.
Em comunicado, a comissão explica que reuniu no sábado (incluindo os diretores dos agrupamentos de escolas) e, face à situação que se verifica no seio da comunidade escolar, levou a que fosse aprovada a proposta.
A comissão alerta para a subida substancial (“subiram substancialmente”), na última semana, do número de casos ativos e do número de pessoas em vigilância ativa nos estabelecimentos de ensino de escola de Moura e de Amareleja.
De acordo com o documento, a comissão propõe que sejam encerrados em Amareleja todos os níveis de ensino na escola sede, mantendo-se em funcionamento as escolas polo (1.º ciclo e pré-escolar) de Póvoa de São Miguel, Safara e Santo Aleixo da Restauração.
Já em Moura, a proposta recomenda o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino do 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário, assim como o encerramento da Escola Profissional de Moura, mantendo-se em funcionamento os estabelecimentos do 1.º ciclo e pré-escolar.
No comunicado, a comissão indica ainda que, nesta altura, o Agrupamento de Escolas de Moura conta com “oito casos ativos” de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, “sete turmas e 16 professores em vigilância ativa / isolamento”.
“No Agrupamento de Escolas de Amareleja, verificam-se nove casos ativos de covid-19; sete turmas e 18 professores em vigilância ativa / isolamento”, lê-se no documento.