A câmara de Reguengos de Monsaraz vai promover consultas grátis de psicologia para residentes com mais de 55 anos, em todas as localidades do concelho,
Em comunicado, o município revelou que a iniciativa “Psicologia de proximidade para seniores” será desenvolvida em articulação com o Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz “no que diz respeito à referenciação e seguimento dos utentes”.
Desta forma, a autarquia de Reguengos de Monsaraz “pretende contribuir para a existência de uma rede de apoio aos seniores do concelho” na saúde mental, uma área cuja necessidade “se acentua devido às consequências da pandemia de Covid-19”.
Fonte do município, contactada pela Lusa, explicou que os utentes serão “referenciados pelo médico de medicina geral e familiar ou pela psicóloga do centro de saúde”.
Depois, o psicólogo municipal “entra em contacto” com o utente e desloca-se à sua localidade para realizar as consultas necessárias, acrescentou.
Os critérios para referenciação de utentes serão a “existência de perturbações de humor, perturbações de ansiedade, vivência de processos de luto e dificuldade em lidar com transições de estados de vida”, como divórcios ou casamento de filhos.
O psicólogo “tem atualmente um papel fundamental na promoção do bem-estar emocional dos seniores”, é referido no comunicado da câmara.
Através da intervenção psicológica, é possível ajudar “a construir um processo de consciência da sua vida e do seu futuro, evitando e atuando nos estados depressivos e/ou ansiosos, de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas”, realçou a autarquia.
As consultas de proximidade para os utentes do concelho “devem arrancar no próximo mês”, mas não têm ainda uma data concreta definida para o início.