Face às dificuldades que o movimento associativo do concelho enfrenta, a câmara reforçou o apoio em mais 283 mil euros. Para 2021 está em execução um conjunto de projetos de apoio e financiamento por parte do município no âmbito da cultura.
A câmara de Setúbal, consciente das dificuldades que o movimento associativo do concelho atravessa, tem vindo a reforçar os apoios financeiros às organizações e agentes, o que se traduz num aumento dos valores definidos e num acréscimo dos montantes entregues antes da pandemia. “O município aumentou em 2020 o montante de apoios diretos e indiretos num ano em que a atividade do movimento associativo diminuiu drasticamente, com mais de 70 por cento dos eventos, projetos e ações cancelados”, refere a autarquia em comunicado.
O município não “só manteve os apoios financeiros diretos, como os aumentou, numa perspetiva do apoio extraordinário e de emergência às coletividades”, explica na mesma nota.
Em 2019, os apoios financeiros diretos ao movimento associativo foram de 806 mil euros. Em 2020, foi aumentado em 283 mil euros, atingindo 1 milhão e 89 mil euros, valor este que se traduz num apoio extraordinário. No ano passado, a câmara afirma ainda que atribuiu “um valor total de 219 mil euros ao movimento associativo para a realização de obras nas suas instalações”.
Para este ano, o município continuará a reforçar os valores protocolados com as associações e coletividades e o início de “Bolsas Artísticas”, um projeto inovador com um valor global de 45 mil euros de investimento.
Na mesma nota, o município salienta também que “continuará a isentar de taxas de utilização os equipamentos culturais e desportivos todo o movimento associativo, o que representa um montante anual de aproximadamente 370 mil euros”.
Ceder gratuitamente autocarros municipais e o estabelecimento de protocolos na área desportiva e cultural serão também algumas das medidas a implementar.