Odemira vê aprovado projeto de voluntariado jovem internacional

Com o tema “Regenerar Odemira”, o novo projeto de voluntariado jovem internacional de Odemira foi aprovado no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade. A implementação ocorre até 2022.

A partir de abril, o município receberá durante um ano, seis jovens de vários países da Europa e seis jovens odemirenses participarão em projetos europeus durante os meses de verão.

“Regenerar Odemira” é o nome do quarto projeto do município de Odemira submetido e aprovado no âmbito dos programas de voluntariado internacional e que pretende “fortalecer o trabalho na área da juventude no concelho através da criação de espaços onde os jovens possam ser criadores de dinâmicas, despertando a consciência para questões relacionadas com sustentabilidade ambiental, ecologia e ambiente, preservação do património, tradições e cultura local, regeneração das florestas, inclusão e solidariedade”, afirma a autarquia em nota enviado à nossa redação.

O novo projeto vai envolver jovens de diferentes países europeus em três organizações locais, nomeadamente Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina, Gaia Alentejo – Núcleo da Associação Grupo de Acção e Intervenção Ambiental e PROJECT EARTH – Associação para a Valorização Sustentável de Regiões de Convergência, na construção e revitalização do território.

Até finais de 2020 os projetos europeus de voluntariado jovem aconteciam no âmbito do Programa Erasmus + Youth in Action. A partir de 2021 e até 2027, o novo programa em vigor denomina-se Corpo Europeu de Solidariedade.