Seixal investe na construção de nova creche na Amora

Com um investimento de 903 632 mil euros, a nova creche vai nascer nas instalações do Caracol. O projeto aguarda decisão da segurança social para avançar com a construção.

O protocolo celebrado entre a câmara do Seixal e o Centro de Assistência Paroquial da Amora (CAPA) pretende requalificar as instalações do atual Caracol, no jardim das Paivas, dando origem a uma nova creche para acolher 81 crianças, dos 4 meses aos 3 anos de idade. Com um investimento global de 903 632 mil euros, a autarquia cedeu ao pedido de apoio por parte da IPSS, investindo 361 791 mil euros, conforme aprovado na última reunião do executivo.

Em declarações ao Semmais, o vice-presidente da IPSS, Manuel Pires diz que o novo equipamento vem requalificar um espaço que, atualmente, “tem poucas condições” para acolher as crianças. “Pretendemos avançar com a obra durante o período de férias escolares, de modo a não perturbar o funcionamento das duas turmas de pré-escolar do Caracol”, afirma, explicando que aguardam decisão da segurança social para avançar com o protocolo para a construção.

O projeto, que visa a reabilitação do edifício Caracol, surge no âmbito da candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) 2.0.  Segundo o presidente da câmara do Seixal, Joaquim Santos, o novo edifício “permitirá melhorar as respostas sociais às famílias”.

Fundado em 1952, o Centro de Assistência Paroquial de Amora, tem como objetivo a prestação de serviços em áreas como a ação social e a educação. Atualmente, a IPSS acompanha cerca de 312 crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 11 anos, distribuídas pelas valências de creche, pré-escolar e centro de atividades de tempos livres, situados em dois edifícios: Patronato e Caracol.