Diretora da Segurança Social de Setúbal demite-se hoje

Natividade Coelho deverá apresentar a demissão até ao final do dia de hoje, na sequência da polémica de vacinação indevida da própria e de outros 125 funcionários do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social

A diretora do Centro Distrital da Segurança Social, Natividade Coelho, vai apresentar a demissão do cargo até ao final do dia de hoje, na sequência da polémica em torno da vacinação indevida de um lote de funcionários daquele centro da Segurança Social, que incluiu a própria diretora.

Segundo apurou o Semmais Digital, o Instituto de Segurança Social, que não tem prestado declarações públicas, terá feito saber que a responsabilidade do processo terá sido do ACES Arrábida, uma vez que tem sido este organismo de saúde pública “a conduzir e decidir sobre todo o processo de vacinação”.

Recorde-se que o documento da vacinação dos 126 funcionários do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social chegou à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo por via do Agrupamento de Centros de Saúde ACES da Arrábida, que gere as ações sanitárias dos concelhos de Setúbal, Sesimbra e Palmela. “Terá sido um lapso de interpretação”, que levantou dúvidas na altura, mas o processo avançou.

Neste caso, tratava-se de um lote de 23 frascos, sendo que a lista da toma foi redigida pelo próprio CRSSS, e incluía, para além da responsável, diretores de unidade e diretores de núcleos da instituição da Segurança Social. “Deveria esperar-se um tempo para apurar as responsabilidades, mas a onda de criticas que se levantou na pessoa da diretora, não dá grande saída”, explicou ao Semmais Digital uma fonte ligada ao processo.

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social instaurou ainda ontem, quinta-feira, um processo de inquérito, a fim de averiguar as responsabilidades.