A Escola Básica de Ammaia, em Marvão, no distrito de Portalegre, vai ser requalificada e ampliada, num investimento superior a 2,8 milhões de euros.
Numa nota publicada no boletim municipal é explicado que o contrato da empreitada já foi assinado e que o documento será agora submetido ao visto do Tribunal de Contas.
“Esta importante obra para o concelho de Marvão tem um prazo de execução de 365 dias e pretende tornar a Escola da Portagem [Escola Básica de Ammaia] mais funcional, ao nível do conforto, acessibilidade, mobilidade e segurança”, pode ler-se na nota.
No presente ano letivo, a Escola Básica de Ammaia conta com 150 alunos distribuídos pelos 1º, 2º e 3º ciclos e pré-escolar.
De acordo com o município, a escola vai ficar dotada de salas adaptadas, ao nível de material didático e de equipamento, ficando ainda preparada para as “exigências e necessidades” futuras com que o ensino se depara.
“A obra contempla ainda a construção de um pavilhão gimnodesportivo, com todas as condições para a prática desportiva, uma bancada, zona de balneários masculino e feminino, instalações sanitárias, uma sala especializada e sala de professores”, acrescentam.
Em matéria de acessibilidades, o município projeta instalar ainda um elevador no edifício que é constituído por dois pisos.
“Ao nível dos arranjos exteriores, está prevista a implementação de novo equipamento, como bancos, mesas, bebedouros e novas vias pedonais de articulação, para além da criação de um lugar de estacionamento para autocarros contíguo à via pública”, lê-se ainda na nota.