Alcácer reclama ao Governo diminuição dos valores de tarifário de água

O município requer agora que o Governo e os municípios assumam a isenção ou redução do tarifário durante a pandemia.

O executivo liderado por Vítor Proença remeteu um pedido ao Ministério do Ambiente para que “as verbas do Fundo Ambiental sirvam para corrigir os desvios tarifários no sistema abrangido pelas Águas Públicas do Alentejo, decorrentes dos custos suplementares associados aos períodos de seca e ao transporte de água para a manutenção dos sistemas”. Por ano, o município paga à empresa cerca de 2 milhões de euros.

A reclamação foi aprovada em reunião de câmara realizada esta quinta-feira. Para além das Águas Públicas do Alentejo, o pedido foi também enviado por escrito para a Águas de Portugal, para a Águas Públicas do Alentejo e para a Associação de Municípios para Gestão da Água Pública do Alentejo – AMGAP.

A autarquia tinha adotado um conjunto de medidas no pagamento dos serviços de água, saneamento e resíduos que abrangeu aqueles que tiveram maior perda de rendimentos face aos constrangimentos associados à Covid-19, de modo a salvaguardar a justiça social de uma forma excecional, com o objetivo de minimizar os custos para as empresas, instituições e famílias.