O novo sistema de triagem inclui um novo sistema de cores que permite representar a prioridade clínica e o respetivo tempo alvo recomendado até observação médica.
A Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) implementou, desde quarta-feira, um novo sistema que, designado por “Triagem de Manchester”, permite que todas crianças e jovens que recorram à urgência serem observadas consoante a cor atribuída, que indica a prioridade da situação clínica e o respetivo tempo recomendado até observação médica.
As cores- vermelho, laranja, amarelo, verde e azul- representam a prioridade clínica nomeadamente emergente, muito urgente, urgente, pouco urgente e não urgente.
Citada numa nota de imprensa do hospital, a diretora do Serviço de Pediatria, Dra. Cristina Didelet, afirma que o novo sistema adotado representa “um esforço de melhoria contínua que permite não só a uniformização na atribuição dos graus de prioridade para atendimento, mas também a monitorização de inconformidades, garantindo a qualidade dos cuidados e a sua prestação em tempo útil”.