Marvão vai realojar 33 famílias do concelho que vivem em condições indignas

O programa de apoio à habitação visa promover soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições indignas, tendo sido no concelho identificados 33 agregados nestas condições.

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) aprovou um programa de apoio à habitação, em colaboração com o município, que visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

Numa nota de imprensa, a autarquia informa que foram identificados 33 agregados familiares a viver em condições de habitação indigna. A estimativa do município para o realojamento destes agregados, terá um custo aproximado de 2 milhões de euros, com recurso ao financiamento, ao abrigo do Programa 1.º Direito.

Para 73% destes agregados, o município explica que a solução será a reabilitação de habitações do município e de duas IPSS do concelho, nomeadamente a Casa do Povo de Santo António das Areias e a Santa Casa da Misericórdia de Marvão. Os restantes serão realojados em habitações que a autarquia pretende adquirir e reabilitar, contribuindo igualmente para o incremento da economia local.