Executivo de Moura aprova apoio de combate aos surtos nas IPSS do concelho

Os apoios financeiros visam minimizar os impactos da pandemia. Estes serão divididos em duas componentes: para a aquisição de EPI’s e para combater os surtos instalados nas instituições.

A Câmara Municipal de Moura aprovou, por unanimidade, quarta-feira, a atribuição de um apoio financeiro às IPSS do concelho de Moura, que visa minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 nestas instituições.

O apoio será dividido em duas componentes, avança a autarquia numa nota de imprensa, uma destinada à aquisição de equipamentos de proteção individual e produtos de higiene e limpeza, com um valor de 50 euros por funcionário, e outra componente, será o apoio ao combate a surtos instalados nas instituições. Neste caso será atribuído um apoio de 100 euros por cada colaborador e utente com teste positivo ao novo coronavírus. Esta última componente prevê ainda “a necessidade de se recorrer a empresas de serviços externos”.

Álvaro Azedo, presidente do município, considera que este é um importante apoio para as Instituições Particulares de Solidariedade Social, tendo em conta o crescente número de infeções motivadas pelo novo coronavírus, nas últimas semanas. O autarca lembrou ainda que, desde o início do ano, foram já detetados três surtos em lares do concelho, sendo fulcral garantir, nesta fase, todo o apoio àquela que é considerada, pelos especialistas em saúde pública, a população mais vulnerável à Covid-19.