Odemira promove cultura local com iniciativa online

O município vai avançar com uma iniciativa denominada “Cultura Com Todos em Odemira”, que visa uma programação cultural diversificada entre eventos online e iniciativas presenciais de modo a dinamizar o setor.

Com início a 12 de fevereiro, às 21h00, a “Cultura Com Todos em Odemira” terá atuações de diversos artistas locais, gravadas ao vivo, e apresentadas online todas as semanas, através das páginas do município no Facebook e Youtube.

A iniciativa pretende apoiar e dinamizar o setor, com propostas que privilegiem a participação de agentes culturais do concelho, como forma de reconhecimento e valorização do seu trabalho.

Em comunicado, o município afirma que tem procurado adaptar o setor cultural à nova realidade imposta pela pandemia e apresenta agora “um novo momento de propostas que integra artistas e grupos que não participaram nos momentos culturais anteriores, realizados nos meses de verão e no final do ano”.

Os próximos meses serão marcados por atuações musicais, de dança, documentários sobre as tradições locais, artes plásticas, poesia, bem como conteúdos para o público infantil. Pretende-se igualmente promover e valorizar iniciativas culturais de matriz popular e comunitária, onde está implícito um processo participativo e de inclusão social por via da cultura.

Paralelamente a esta iniciativa, o município manteve o Programa Municipal de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas, com o valor de 180 mil euros para 2021, cujo prazo para apresentação de candidaturas foi prolongado até ao dia 1 de março, esperando a adesão e a iniciativa dos agentes culturais do concelho.