10ª edição do Open House Lisboa estende-se até Almada

A grande novidade desta edição é a extensão do roteiro de visitas até Almada com o objetivo de unir as duas margens e as relacionar através da sua paisagem natural e construída.

Sob o tema “Os Caminhos da Água”, a 10ª edição do Open House Lisboa chega até à outra margem do rio, onde apresenta um roteiro que destaca o papel do Tejo e todo o seu subjacente potencial de prolongamento das duas cidades- Lisboa e Almada.

Nos dias 25 e 26 de setembro, o novo roteiro tem como fio condutor um olhar sobre as duas cidades enquanto paisagens modeladas a partir de um elemento natural – água. A ideia é do coletivo de arquitetura paisagista Baldios, o primeiro grupo de profissionais convidado para comissariar um Open House cujo principal objeto de trabalho é a paisagem.

Com coprodução da Trienal de Lisboa e da EGEAC e contando com a parceria estratégica da Câmara Municipal de Lisboa, este ano o evento reforça-se com a celebração de um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Almada.

Citada em comunicado, Inês Medeiros, presidente da autarquia almadense, refere que “é com grande entusiasmo que recebemos, em Almada, a 10.ª Edição do Open House, que dará a conhecer o extenso património arquitetónico e a beleza deste território cuja paisagem é marcada pela presença do Mar, do Tejo e da relação com Lisboa”, considerando um desafio e uma oportunidade para “compreender e projetar a margem sul do Tejo”.

Nas palavras de Fernando Medina, presidente da câmara de Lisboa, “numa altura em que o espaço público e o espaço comum da cidade assumem um protagonismo ímpar, impõe-se continuar a aproximar os cidadãos à arquitetura e ao património. Uma cidade não pode prescindir deste olhar, que é uma representação de como nos vemos enquanto comunidade e de como vemos o mundo”.

Para José Mateus, presidente da Trienal de Arquitectura de Lisboa, esta nova proposta de roteiro chega de forma natural, afirmando que “viver em Lisboa envolve um olhar permanente sobre o Tejo e Almada, que assim fazem parte da cidade, completando-se como um corpo com vários membros”.