Câmara de Setúbal oferece nova ambulância aos bombeiros sapadores

Com um investimento de cerca de 50 mil euros, a nova ambulância destina-se exclusivamente ao transporte e prestação de cuidados de emergências pré-hospitalares e ainda ao apoio a atividades desportivas e culturais.

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS) recebeu uma nova viatura para o socorro de doentes que necessitem de suporte básico de vida durante o transporte. Adquirida pela autarquia, a nova viatura do tipo B/ABSC destina-se aos cuidados de emergências pré-hospitalares e ao apoio de atividade desportivas e culturais.

Numa nota de impressa, o comandante da CBSS, Paulo Lamego, afirma que o veículo contribui para uma “uma melhor qualidade do socorro à população”. No entanto, o responsável lamenta “os condicionalismos das regras da contratação pública para comprar um bem essencial” para a população, referindo-se à demora, de mais de um ano, da abertura do concurso publico até à legalização da viatura. “Os procedimentos são exatamente os mesmos que para outros bens ou serviços”, diz o comandante.

Atualmente, a CBSS dispõe de um efetivo de 111 bombeiros, dos quais 25 estão certificados pelo INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica para operarem com a viatura e mais 45 aguardam recertificação.