A alteração visa a integração de todo o conjunto urbano circundante à Praça de Touros Carlos Relvas, de forma a reforçar a reabilitação urbana das zonas históricas e consolidadas da cidade e permitir o acesso a um conjunto de benefícios fiscais de incentivo à reabilitação.
Foram aprovadas as duas propostas que serão submetidas a Assembleia Municipal, para um conjunto de alterações às delimitações das áreas de reabilitação urbana de Azeitão e de Setúbal.
Num comunicado enviado pela autarquia, esta considera “inadiável a necessidade de regeneração e revitalização de uma importante zona de chameira a nascente, confinante com o Bairro Salgado, a área envolvente à Praça de Touros, inserida no Bairro Baptista, bem como as antigas quintas Tebaida e Aranguês”.
O processo visa reabilitar e readaptar a praça de touros como equipamento municipal, dedicado essencialmente à realização de eventos, numa perspetiva de multiusos, afastando-se cada vez mais da utilização exclusiva para espetáculos de tauromaquia.
Quando à Área de Reabilitação Urbana de Azeitão, a proposta de alteração à delimitação pretende integrar os dois prédios rústicos adjacentes a nascente do Palácio dos Duques de Aveiro, que outrora fizeram parte da propriedade original com jardins, pomares e vinhas e que agora apresentam uma necessidade emergente de intervenção. O município afirma que este poderá passar “por um empreendimento turístico, encontrando-se em desenvolvimento estudos e projetos onde as propriedades adjacentes ganham importância no processo de revitalização”.