Marvão concluí intervenção de conservação na Alameda dos Freixos

A intervenção, que decorreu durante este mês, visou preservar o arvoredo classificado como interesse público, sem pôr em causa a segurança pública e a circulação rodoviária no troço da EN246-1.

O município de Marvão e a Infraestruturas de Portugal concluíram, com sucesso, uma intervenção de conservação na Alameda dos Freixos, denominada por “Túnel das Árvores Fechadas”. O objetivo era preservar o arvoredo classificado como sendo de interesse público, de forma a garantir a segurança pública e a circulação rodoviária, no troço da EN246-1.

Em nota enviada ao Semmais Digital, o município informou que esta ação decorreu ao longo das primeiras três semanas de fevereiro e esteve a cargo da Sequoia Verde, empresa especializada em arboricultura urbana. Nesse sentido a obra recaiu nos 162 freixos de “idade avançada e em risco de rutura que compõem este alinhamento arbóreo, popularmente conhecido por ‘Túnel das Árvores Fechadas’”.

A partir da inspeção visual, explica a autarquia, foi iniciada a intervenção que permitiu avaliar o estado biomecânico e fitossanitário os freixos e detetar “potenciais problemas como podridões, presença de insetos e outro tipo de doenças”.

Após a avaliação inicial, procedeu-se à manutenção através da poda e sustentação da copa, tendo sempre, como foco principal o respeito total e absoluto pela arquitetura e beleza originais das árvores.

A câmara diz ainda que “foi necessário suprimir alguns ramos secos e/ou em estado avançado de podridão, bem como reduzir o tamanho de alguns galhos com excesso de carga”. Por último, foi instalado um sistema de sustentação dinâmica de ramos de forma a impedir a formação de lesões nas árvores, em função de cada exemplar e do problema que se pretendia mitigar.