Marcelino da Mata – Herói da Nação

Tecer considerações sobre uma pessoa após a sua morte torna-se fácil e é banal. Até quando parte para o Oriente Eterno alguém que ninguém conhece, mas como, dizíamos às vezes quando se trata de um indivíduo com atos de cidadania pouco dignos, até é usual tecer elogios à pessoa em questão.

No entanto é completamente surreal o desprezo a que foi votado o falecimento do Tenente Coronel Marcelino da Mata.

Felizmente, algumas pessoas de bem e atentos à informação teceram rasgados elogios à personalidade de Marcelino da Mata. Mal, vai o País quando há forças políticas que defendem liberdades e enchem a boca com banalidades de questões sociais e esquecem-se do valor supremo que é a vida humana e omitem o público reconhecimento do cidadão Marcelino da Mata.

A História dos países constrói-se ao longo dos séculos, com o percurso da Humanidade, as Nações foram-se readaptando às decisões políticas da governação. Só os seres míopes conseguem fazer julgamentos da História de Portugal, neste caso, à luz dos olhares do século XXI.

Os portugueses reveem-se na História de Portugal, mas há alguns que pretendem reescrever e anular fatos que são indissociáveis. Portugal, teve guerra colonial devido a inúmeros fatores, que não importa analisar neste espaço. Mas, aqui repugnamos o comportamento de “mentecaptos” de esquerda como Fernando Rosas e incluindo o atual Governo que tecem considerações de cegueira sobre o excelente militar que foi Marcelino da Mata, que à época cumpriu a missão para a qual foi treinado e formado.

Mal, vai o País que tem um Governo sectário que omite e deturpa os acontecimentos de Marcelino da Mata, o qual foi um cidadão nascido na Guiné numa época em que muitos acreditavam que o desígnio era a aculturação dos povos. Os tempos evoluíram e a independência daqueles urgia ser feita, no entanto Marcelino da Mata cumpriu a sua missão, tal como existem outros Heróis na História de Portugal e em cada uma das Nações.

Quem não vai ficar para a História são um conjunto de individualidades às quais nunca lhes deveria ter sido entregue o poder de decisão, porque têm conduzido o País para outro ciclo socialmente grave.

Esteve bem o Presidente da República em comparecer no funeral de Marcelino da Mata, mas deveria ter feito sentir, como comentador de tudo, a falta de comparência ou a censura por parte da comunicação social no geral.

Há valores que a maioria das pessoas desconhece. Os Heróis são reconhecidos até por parte daqueles que foram seus inimigos em tempo de Guerra e de combate. Porque o valor do risco da vida humana no cumprimento de uma missão é de enaltecer.

O militar português mais condecorado ao longo dos séculos, não nasceu no Portugal Europeu, mas é louvado na História Militar Internacional, e também dispensou o reconhecimento por parte dos oportunistas e medíocres do combate. Obviamente, que neste rolo de mediocridade se inclui o famoso dono da Associação 25 de Abril, o eterno democrata que não cai da cadeira do palco daquela associação.

Dos fracos não reza a História!

Espaço livre e aberto
Zeferino Boal
Colaborador