Reguengos integra projeto europeu que cria obras de arte sobre o Lago Alqueva

A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento de trabalhos artísticos que incluam a valorização de riqueza ambiental e fortalecer a inclusão social através das artes, promovendo uma participação inovadora e um diálogo intercultural.

O município de Reguengos de Monsaraz vai desenvolver a iniciativa ARCHI’Nature, integrada no projeto Erasmus +, da Comissão Europeia. Durante dois anos, vão ser criadas obras de arte sobre o Lago Alqueva, promovendo uma dinâmica cultural que vai envolver a comunidade escolar e os cidadãos.

Numa nota de imprensa, a autarquia revela que esta iniciativa tem como objetivo o “desenvolvimento conjunto de trabalhos artísticos e instalações temporárias, através de uma aproximação participativa que inclua a valorização da riqueza ambiental”.

Para além do Lago Alqueva, integram este projeto os lagos Iseo (Itália), Annecy (França), Kerkini (Grécia) e Aiguebelette (França). Este último foi o local onde decorreu a primeira iniciativa nesta área e que convidou artistas, arquitetos e designers para melhorarem sítios naturais e espaços urbanos, no ano passado.

O presidente da câmara municipal, José Calixto, considera que o projeto “visa fortalecer a cooperação intersectorial com ênfase na criatividade, cidadania europeia e consciência cultural de todos os cidadãos” e ainda pretende “fortalecer o sector social através das artes, promovendo a inovação participativa e procurando estabelecer diálogos interculturais”.

A iniciativa pretende aliar a criatividade ao ambiente e ao bem-estar, com o urbanismo e a arte a “beneficiarem o relacionamento do homem com o seu ambiente”, pode ler-se no comunicado. Esta pretende também fortalecer a inclusão social através das artes, promovendo uma participação inovadora e um diálogo intercultural ligando os intervenientes na área da educação com os do setor cultural e criativo.