Grândola assinala mês da juventude com programa em formato digital

O município vai promover iniciativas nas mais diversas áreas, entre as quais musical, desportiva, recreativa, cultural e no âmbito da saúde física e mental. Este ano em formato digital, o programa arranca amanhã.

Durante todo o mês de março, o município de Grândola vai dinamizar ações exclusivamente em formato digital. “Conversando com…” é o nome da rubrica que marca o arranque da edição deste ano. Aqui, todas as terças e quintas-feiras, serão partilhadas histórias de jovens grandolenses, que contarão os interesses, motivações e inspirações para que possam inspirar outros jovens, afirma a autarquia em nota de imprensa.

A rubrica “Conhecendo…”, protagonizada pela SMFOG- Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, apresentará os vários instrumentos que compõem uma orquestra, para que os mais curiosos possam conhecer os componentes. Esta última será transmitida todas as quartas e sextas-feiras do mês nos canais digitais do município.

Nos dias 6, 13, 20 e 27 de março, o programa incentivará a prática de atividade física, com aulas para todos. As associações pretendem assim promover o desporto, principalmente nesta fase de confinamento. No dia 6 de março, pelas 10h00, a Box Grandolativa vai dar uma aula aberta de HIIT, a partir do Facebook e Instagram deles, em que a participação é gratuita. No sábado dia 13 e 27 de março, pelas 11h00, Associação Pattel dará aulas de dança a partir do Facebook e Instagram do município. No sábado, dia 20, pelas 17h00 haverá uma aula aberta de Ioga, a partir do Facebook da Associação Raiz – Ioga e Meditação.

O ciclo de webinars, permitirá o debate de determinados temas que darão a conhecer mais sobre a saúde e educação menstrual e sexual. “A doença sexualmente transmissível fica para o resto da vida” é o primeiro Webinar com Tânia Graça, psicóloga e sexóloga, que se realizará no dia 13 pelas 15h00, através da plataforma Zoom.  Patrícia Lemos é a educadora para a saúde menstrual e para a fertilidade e falará sobre estes temas no webinar que se realiza no dia 27 de março, pelas 15h00, a partir da mesma plataforma.  Na sexta-feira, dia 19, realiza-se pelas 18h00, o webinar “Histórias em Patins – Testemunhos no Desporto”.

A nível da saúde, o município vai apresentar a rubrica “Desconfina’mente”, que dará sugestões sobre como desconfinar a mente em casa, a lidar com a ansiedade e ensinar comportamentos virtuais seguros. A iniciativa é organizada pela Associação Jovens in Up – Casa do Povo de Azinheira dos Barros e terá lugar no dia 20, pelas 11h00, no Facebook e Instagram do município.

Na área da música, será dinamizado um ciclo de concertos online, que contará com a presença de Épikos e Pazcal, no dia 20, e com Mori’Rosso, no dia 27, que fechará o mês da juventude.