A autarquia aprovou na quarta-feira, uma proposta de apoio ao Movimento Associativo e prevê que cada associação possa, no limite, beneficiar de um apoio na ordem dos 600 euros.
A medida deliberada prevê que o município comparticipe 50 por cento das despesas mensais fixas das associações do concelho, até 30 de junho, com efeitos retroativos a 1 de janeiro deste ano, podendo este apoio ser renovado.
Cada associação pode, no limite, receber um apoio de cerca de 600 euros, garante a autarquia. “Para tal, basta apresentar, junto dos serviços de apoio à Cultura da câmara municipal de Moura, comprovativos de despesas relacionadas com rendas, eletricidade e água”, informa o município em comunicado.
A servir de exemplo, uma associação que tenha despesas fixas mensais de 100 euros, o concelho de Moura comparticipa 50% desse valor, o que equivale a 50 euros mensalmente. Já uma associação que possua despesas fixas mensais de 300 euros, a autarquia prevê uma comparticipação no montante máximo fixado em 100 euros.
“A câmara de Moura avançou com esta medida tento em conta a atual situação de pandemia, que tem impossibilitado as associações de concretizarem o seu plano anual de atividades, o que tem gerado dificuldades que o município tenta minimizar”, explica a edilidade.