APA pode vir a demolir mais restaurantes à beira-mar em Setúbal

A destruição de um estabelecimento na Praia de Galápos pode não ser a única. No concelho de Setúbal dois outros podem, em breve, ter o mesmo fim.

A demolição, na semana passada, de um restaurante localizado na Praia de Galápos, Setúbal, pode não ter sido a última determinada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a região, uma vez que estarão já identificados mais alguns estabelecimentos que não cumprem os requisitos de segurança por serem clandestinos e ocuparem zonas consideradas de risco.

Segundo o que o Semmais apurou, existem, no concelho de Setúbal, pelo menos mais dois restaurantes edificados em áreas de praia, muito próximos do mar que podem, portanto, vir a ser alvo de idênticos processos.

No caso do estabelecimento demolido na passada semana, numa operação que terá um custo total estimado de 157 mil euros, a APA considerou que havia perigo por o mesmo se encontrar no areal, sujeito a ser invadido pelo mar. Além disso, foi também apontada como razão a necessidade de construir melhores acessos à praia e de criar um caminho de emergência na zona.

O nosso jornal contactou a APA para saber quantos e qual a localização dos estabelecimentos que estarão a ser analisados. Embora sem determinar os nomes nem os endereços, aquela agência confirmou que “estão identificadas pela Agência Portuguesa do Ambiente as situações em idêntica situação para todo o distrito de Setúbal, desde o Cabo Espichel até Sines”. A APA assegurou também que a demolição da Praia de Galápos foi a única do género decretada nos três últimos anos.

O Semmais contactou ainda o diretor da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal na região. Nuno Ribeiro da Silva afirmou desconhecer que estejam notificados no distrito outros estabelecimentos para demolição por, eventualmente, se encontrarem em situação de violação das determinações ambientais.

No caso da Praia de Galápos, o restaurante demolido situava-se no areal e, quando da maré cheia, a água ameaçava toda a construção.