O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) promove, junto de toda a comunidade académica, uma campanha de rastreio com testes laboratoriais para diagnóstico do novo coronavírus. O objetivo é garantir o regresso em segurança às atividades letivas presenciais a 19 de abril.
A ação de despistagem à Covid-19, assumida como mais um contributo para a Estratégia Nacional de Testagem, está a ser desenvolvida em laboratório próprio certificado, o IPS Covid Lab, sediado na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro e sob a tutela da docente Maria Justino.
A um mês do regresso ao regime presencial nas unidades do ensino superior, o IPS assume assim “uma postura de responsabilidade e de compromisso para com toda a comunidade, de forma a mitigar os efeitos da pandemia, prevenir contágios e conter surtos que possam surgir, não apenas nos nossos campi, como também na comunidade com que cada um de nós se relaciona”, sublinha o presidente Pedro Dominguinhos.
Com esta medida, “qualquer membro da comunidade IPS poderá vir a ser chamado para integrar esta campanha, entre estudantes, docentes, não docentes e trabalhadores de empresas com prestação de serviço nos campi”, desde que sejam identificados como potencialmente de maior risco, de acordo com a ordem de prioridade estabelecida, refere o IPS.
O mesmo documento determina a obrigatoriedade dos testes de diagnóstico, sendo que a recusa da sua realização, sem justificação atendível, implica a impossibilidade de acesso e permanência nos campi do IPS.