O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) assinalou o Dia Mundial da Saúde, celebrado ontem, de forma simbólica com o início de uma nova consulta desenvolvida para acompanhar doentes que contraíram Covid-19.
Em comunicado enviado ao Semmais Digital, o CHBM dá conta que o novo serviço, dependendo da tipologia da doença, vai permitir acompanhar os doentes nas especialidades de Pneumologia e Medica interna, “possibilitando uma orientação, acompanhamento e uma monitorização” das repercussões e sequelas que possam surgir a utentes que contraíram o novo coronavírus.
Na especialidade de Pneumologia a consulta destina-se a seguir os doentes que apresentam “critérios de gravidade”, assim como identificar os riscos de sequelas pulmonares e funcionais consequentes da pneumonia por Covid-19. “É dirigida aos que estiveram internados no CHBM, com diagnóstico até à data de alta de pneumonia Covid-19, e para doentes referenciados dos Cuidados de Saúde Primários que, não tendo necessitado de internamento, apresentam comorbilidades respiratórias e/ou suspeita de sequelas pulmonares”, sublinha o CHBM no mesmo comunicado.
Na área da Medicina interna, a consulta é dirigida a doentes da unidade de saúde e dos Cuidados de Saúde Primários. O objetivo é acompanhar pacientes que já contraíram o novo coronavírus, ou seja, doentes pós Covid-19, e que cumpram critérios compatíveis com a presença de sequelas tardias dos vários órgãos e sistemas, assim como a “identificação precoce de sequelas com evolução para a cronicidade”. Esta especialidade pretende, ainda, uma implementação e gestão da terapêutica ambulatória com a finalidade de limitar a progressão da lesão e a tentativa de recuperação da respetiva função afetada.
Em ambas as especialidades, “esta é também uma oportunidade de aprendizagem com a possível entrada em ensaios clínicos, bem como a elaboração de trabalhos científicos”, conclui o documento de imprensa do CHBM.