Almada investe na reabilitação e criação de parques infantis no concelho

Parque Urbano do Pragal, com um investimento superior a 156 mil euros, foi o último a ser inaugurado. Está ainda prevista a criação do Parque Infantil da Rua dos Pinheiros, o Parque Urbano de Vila Nova e o Parque Urbano de Fróis.

A câmara de Almada investiu, já este ano, cerca de 657 mil euros em projetos de reabilitação ou execução de vários parques infantis. Esta medida surge no âmbito do plano de intervenção plurianual em Espaços de Jogo e Recreio (EJR), definidos pelos serviços municipais responsáveis.

“A reformulação de EJR no concelho responde a um processo dinâmico de ação contínua em que anualmente são selecionados alguns EJR para reformulação ou criação, com base em critérios orçamentais, de localização, de carga e desgaste dos equipamentos e superfícies de amortecimento de impacto presentes em casa espaço”, referiu a autarquia ao Semmais.

Durante os períodos de confinamento e estados de emergência decretados pelo Governo com vista a conter a crise sanitária, os parques infantis da cidade estiveram interditos à utilização, o que permitiu a reformulação de cinco Espaços de Jogo e Recreio no Laranjeiro e na Costa da Caparica. “Não obstante a interdição durante este período, foram mantidos os procedimentos de inspeção e manutenção preventiva para salvaguarda da eventual utilização abusiva”, garantiu a edilidade.

Esta medida visou, também, a criação de um novo espaço infantil no Parque Urbano do Pragal, no valor que ascendeu os 156 mil euros. O parque foi inaugurado na manhã desta quinta-feira e contou com a presença da presidente Inês de Medeiros e de Ricardo Cordeiro Louçã, autarca da União das Freguesias Almada-Cova da Piedade-Pragal-Cacilhas. Entre os demais vereadores que inauguraram este equipamento, Nuno Matias que detém o pelouro de Espaços Verdes, Ambiente e Energia, também esteve presente.

Os parques infantis no concelho de Almada já reabriram, sendo que, quinzenalmente, a decisão de manter estes equipamentos destinados ao uso exclusivo de crianças será reavaliada pela Comissão Municipal de Proteção Civil, de acordo com a evolução do número de contágios do novo coronavírus registado no município.

A câmara prevê, ainda, a criação do Parque Infantil da Rua dos Pinheiros, na Herdade da Aroeira e, na Costa da Caparica, a conceção do Parque Urbano de Vila Nova e a instalação de outro equipamento infantil no Parque Urbano de Fróis, ainda sem data definida para o arranque dos trabalhos de execução.