Câmara de Portalegre investe mais de 1 milhão na requalificação dos antigos Paços do Concelho

O auto de consignação para a empreitada de reabilitação e reconversão do edifício dos antigos Paços do Concelho para Centro Documental de Património foi assinado ontem pela presidente da autarquia Adelaide Teixeira.

Enquadrada na política de renovação urbana e de conservação do património na Zona Histórica da cidade, a iniciativa visa implementar, neste edifício que serviu durante anos como a sede do poder local, um Centro Documental de Património, uma valência “fundamental para o município”, contribuindo para a salvaguarda do seu património arquitetónico, histórico e cultural, assim como também para a “preservação da identidade e memória coletiva da população do concelho”, diz a câmara de Portalegre em comunicado.

Para Adelaide Teixeira, a edil do município, “esta é sem dúvida uma obra emblemática e há muito esperada que vem enobrecer a cidade e o seu centro histórico”.

Em termos funcionais, o Centro Documental vai ser constituído por uma receção e atendimento; sala de leitura e consulta documental; sala de receção e tratamento de documentos; áreas destinadas a conferências a situar-se no espaço do antigo Salão Nobre; salas de depósito de documentos; divisões para servidores e de arquivo digital e, ainda, áreas técnicas.

A empreitada, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa Alentejo 2020 – PORA, representa um investimento global na ordem dos 1.181.296,16 euros, a que acresce IVA à taxa legal em vigor e um prazo de execução de 365 dias.