IPDJ e município de Almada inauguram Balcão PONTO JA no Dia do Associativismo Jovem

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a autarquia de Almada inauguraram, ontem, mais um espaço da Rede de Informação e Aconselhamento para Jovens.

A inauguração deste PONTO JA aconteceu no Dia do Associativismo Jovem para comemorar a data, a informação para os jovens e a juventude e contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Este novo equipamento para jovens do IPDJ vai ficar integrado nas reformuladas instalações da Lifeshaker Associação Juvenil, no Monte da Caparica, sendo o primeiro espaço PONTO JA numa associação juvenil da região de Lisboa e Vale do Tejo.

A implementação deste balcão numa associação juvenil vai ser o primeiro passo para envolver, ainda mais, o movimento associativo jovem, “no sentido de melhorar responder e corresponder às necessidades e anseios das pessoas jovens. São, sem dúvida, as organizações de juventude que trabalham mais diretamente com e para jovens, sendo a aprendizagem e a comunicação entre pares uma mais-valia para esta rede de informação e aconselhamento”, informa a autarquia em comunicado.

Neste balcão, o atendimento e dinamização de atividades serão assegurados por jovens, onde será disponibilizado acesso gratuito à internet e espaços para a dinamização dos próprios projetos da juventude, desde um estúdio de ensaio e produção musical, cozinha comunitária e aberta a empreendedorismo social e de celebração da diversidade cultural, e há ainda um centro de inclusão digital com acesso a diversos recursos informáticos e tecnológicos.

A Lifeshaker, tem vindo a “desenvolver uma ação importante junto da comunidade local e regional, com a capacidade de transformar as ideias em mudanças positivas para a sociedade. O Balcão PONTO JA irá ajudar a transformar a informação e aconselhamento para jovens, no sentido de envolver, cada vez mais, a juventude nas matérias do seu interesse e na defesa dos seus direitos”.

Com a abertura deste espaço, o IPDJ passa a contar com 55 balcões, dos quais quinze na região de Lisboa e Vale do Tejo. Através do alargamento desta rede, “prentede-se reforçar a participação cívica e democrática da juventude, fomentando, de forma global e transversal, a sua integração na sociedade portuguesa e, consequentemente, na sociedade de informação e do conhecimento, estando em linha com a estratégia europeia para a juventude e com o Youth Goal #9 – Espaço e participação para todos, o qual foi escolhido no âmbito do trio da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia”.