Setúbal assina protocolo com ARSLVT para realização de testes a trabalhadores do município

A autarquia celebrou um protocolo de cooperação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para realização de testes rápidos de antigénio à Covid-19 gratuitos a trabalhadores do município.

De acordo com o protocolo, as duas entidades comprometem-se a assegurar, em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde, a realização de testes rápidos de antigénio, em contexto de rastreio ocupacional, a trabalhadores da câmara municipal e das cinco juntas de freguesia do concelho. Encontram-se, igualmente abrangidos, todos os trabalhadores que “aceitem ser submetidos gratuitamente à realização de teste laboratorial” para a Covid-19, sublinha a autarquia em comunicado.

A ARSLVT cede os testes rápidos de antigénio, a título gratuito, tendo em conta a disponibilidade no âmbito da reserva estratégica nacional e de acordo com o número de notificações recebidas através da plataforma SINAVE Lab, no laboratório adstrito ao município sadino.

No âmbito deste acordo de cooperação, a autarquia realiza a testagem aos trabalhadores que se dirijam ao Gabinete de Saúde Operacional e assegura o registo obrigatório na plataforma SINAVE Lab, e compromete-se a proceder ao isolamento célere dos trabalhadores que testem positivo, à identificação dos contactos e da respetiva estratificação de risco e à implementação das restantes medidas necessárias em articulação com as autoridades de saúde.

À ARSLVT compete acompanhar o desenvolvimento das atividades conducentes à realização de testes rápidos, através dos dados fornecidos pela câmara de Setúbal.

O acordo entre as duas entidades assegura, também, a distribuição gratuita de testes rápidos de antigénio a empresas do concelho que disponham de serviços de Saúde Ocupacional ou de Medicina no Trabalho e que pretendam testar os seus trabalhadores.

Até ao momento, segundo o município, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros recebeu solicitações por parte de cinco empresas, “às quais já distribuiu mais de 600 testes”.