As inscrições estão a decorrer até ao dia 20 de maio nesta que é a primeira edição da iniciativa que apresenta e promove novos talentos artísticos do concelho na área do canto lírico.
Organizado pela Associação Setúbal Voz em colaboração com a câmara de Setúbal, o novo evento destina-se a cantores de ópera nascidos entre 2000 e 2006, na cidade sadina, ou que residam atualmente no concelho.
O 1.º Concurso para Jovens Cantores de Ópera de Setúbal é composto por duas fases. A primeira consiste numa prova de seleção a decorrer a 20 de junho, “em local a anunciar em breve”, e a segunda na fase final do concurso, entre 9 e 11 de julho, no Fórum Municipal Luísa Todi.
Na fase de seleção, de acordo com o regulamento, os concorrentes têm de interpretar duas árias de ópera, uma das quais definida pela organização do concurso, concretamente “Lascia ch’io pianga”, da autoria de Rinaldo George Frideric Händel”.
O júri da prova, constituído por dois elementos do canto lírico setubalense, uma personalidade inserida no meio teatral, dez membros do Coro Setúbal Voz e três da Companhia de Ópera de Setúbal, avalia aspetos musicais e dramatúrgicos e elege os dois melhores, aos quais são atribuídos prémios monetários no valor de 100 euros cada.
Já na fase final, os dois cantores finalistas participam na estreia da ópera “O Navio dos Diabos”, da Companhia de Ópera de Setúbal, projeto da Associação Setúbal Voz, agendada para os dias 9, 10 e 11 de julho, no Fórum Municipal Luísa Todi.
Ao vencedor, conhecido a 11 de julho, é atribuído um prémio pecuniário no valor de 500 euros.
Os interessados em participar na primeira edição do concurso têm até dia 20 de maio para concretizar a candidatura, enviando a ficha de inscrição, com a ária de ópera escolhida acompanhada de comprovativo de pagamento para o endereço de correio eletrónico concurso.opera.sv@gmail.com. O custo é de 20 euros e, caso o candidato necessite de de pianista acompanhante, o valor ascende para os 35 euros.
A primeira edição da iniciativa, realizada com o apoio da União das Freguesias de Setúbal, da Junta de Freguesia de S. Sebastião, da SetulGeste e da Secil, é organizada pela Associação Setúbal Voz, projeto artístico com base no canto lírico e na música e artes contemporâneas, repartindo a atividade pelo Coro Setúbal Voz, pelo Atelier de Ópera de Setúbal, pela Companhia de Ópera de Setúbal e pela Escola Artística.