Javalis “atacam” quintas de Azeitão em busca de comida

Animais deixaram de ser vistos nas praias da Arrábida, depois do enterramento dos contentores de lixo, e procuram alimento noutras paragens.

Os javalis, animais que nos últimos anos costumavam ser avistados com frequência nas praias da Serra da Arrábida, estão a deslocar-se para a zona de Azeitão, onde têm causado prejuízos avultados em quintas. O número de batidas tem aumentado, assim como o número de exemplares mortos, o qual se estima que possa ser agora de até 600 exemplares por ano.

De acordo com os dados do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) este ano já terão sido concedidas licenças para a realização de 45 batidas a javalis na zona de Azeitão. Tudo porque os animais estão a invadir as propriedades agrícolas em busca de alimento.

Este surgimento massivo de javalis na zona de Azeitão pode ser consequência do progressivo afastamento da espécie da zona das praias da Arrábida, onde a supressão de caixotes do lixo ao ar livre poderá ser a explicação. Naquela zona, ainda segundo refere o ICNF e também algumas organizações ambientalistas, os detritos passaram a ser depositados em contentores subterrâneos, fazendo com que os animais, que até há cerca de um ano se avistavam com frequência nos areais do Portinho e de Galapos, procurassem outras paragens.

Em Azeitão, mesmo não tendo sido possível recolher o depoimento da presidente da Junta de Freguesia, Celestina Neves, foi confirmado por funcionários autárquicos que os javalis têm sido responsáveis pela destruição de hortas, sementeiras e vedações, tendo por isso aumentado os pedidos para realização de batidas, os quais são encaminhados para o ICNF.

Em declarações ao Semmais, Paulo do Carmo, da associação ambientalista Quercus, afirmou desconhecer o processo que terá levado à substituição de contentores de lixo nas praias, mas sublinhou a sua aprovação por todas as medidas que melhorem a qualidade ambiental assim como as que contribuam para o bem-estar das espécies. “O elevado número de javalis pode ser até prejudicial para outras espécies de animais da área”, salientou.

Outra associação ambiental, o Clube da Arrábida, lembrou recentemente que as varas de javalis podem ser igualmente responsáveis pela destruição de diversas vegetação autóctone.