Setúbal é pano de fundo para longa-metragem franco-portuguesa

A cidade sadina volta a estar em destaque no cinema ao assumir o protagonismo do cenário em “Joyeuse Retraite 2”, comédia de produção franco-portuguesa com filmagens a decorrer entre maio e junho em vários pontos de Setúbal.

A longa-metragem, dirigida por Fabrice Bracq, com Thierry Lhermitte, Michèle Laroque e Nicole Ferroni nos papéis principais, é produzido pela Les Films Manuel Munz em colaboração com a Fado Filmes e conta, em maio, com cinco dias de filmagens em vários locais da cidade.

O centro histórico, a Avenida Luísa Todi, a frente ribeirinha e a Serra da Arrábida são os pontos onde decorrem, entre 17 a 21 deste mês, as filmagens deste projeto cinematográfico, a continuação de “Joyeuse Retraite”, um dos filmes mais vistos em França no ano da estreia, em 2019.

No primeiro filme, o casal Blanchot, que acaba de atingir a idade da reforma, decide que é o momento de aproveitar a vida, sem obrigações, com tempo e sem a rotina familiar de tomar conta dos netos e da vida dos filhos, o que não acontece e, por isso, tomam a decisão de viajar para Portugal.

Na continuação, em “Joyeuse Retraite 2”, o casal Blanchot está pronto a partir para a nova casa de férias em terras lusas e viaja com toda a família para desfrutar das férias familiares. Contudo, e uma vez mais, nem tudo corre como previsto e os dramas familiares vão continuar.

A rodagem desta película em Setúbal, com mais filmagens previstas ainda para os dias 28 e 29 de junho, constitui um fator de promoção turística internacional da região sadina, em particular no mercado francês.