Juntas de freguesia e empresas lado a lado para pintar Hospital Garcia da Orta

A iniciativa “(Re)Pintar o HGO”, projeto que tem como objetivo pintar algumas das enfermarias do Hospital Garcia da Horta, em Almada, conta com o apoio das juntas de freguesia da Amora, Costa da Caparica e Charneca da Caparica e Sobreda e das empresas ATM, L Tintas e Magjacol.

Com “um investimento de perto de 80 mil euros, dos quais 60% são da responsabilidade do hospital e os restantes 40% correspondem ao donativo de tintas da comunidade local”, o HGO avança, em comunicado, que as entidades que se propuseram a ajudar a unidade de Almada doarão os “litros de tintas necessários”, enquanto o “hospital garante os profissionais para executar as pinturas”.

Luís Amaro, presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta, citado em comunicado, acredita que esta iniciativa “ilustra bem como ações de cooperação local têm um impacto positivo que perdura. Graças a uma Comunidade local ativa e atenta, o Hospital pode assim concretizar mais rapidamente ações que melhoram as condições da prestação de cuidados, com benefício para os nossos utentes e profissionais”.

Esta intervenção tornou-se necessária pelo impacto da pandemia, que obrigou a “organizar novos circuitos, adaptar instalações para assim responder ao aumento do número de casos positivos a SARS-Cov-2”, sem descurar da “prestação de cuidados de saúde aos doentes “não Covid” “. O HGO afirma ainda que “as medidas extra adotadas no controlo de infeção conduzem a uma necessidade também extra e permanente de manutenção também nas Enfermarias.”.