Setubalense João Mendonza vai a Estrasburgo apresentar “Um Concerto por Maria”

Apostado cada vez mais em prosseguir uma carreira a solo, o tenor João Mendonza prepara-se para ir apresentar em Estrasburgo um concerto dedicado a Nossa Senhora de Fátima.

Depois de ter cantado para o Papa Francisco, no Vaticano, e de ter levantado os cem jurados do programa “All Together Now”, da TVI – momento de glória que lhe valeu o acesso às semi-finais do programa -, o tenor setubalense João Mendonza está de volta aos palcos internacionais para cantar em palcos franceses.

Desta vez, o vocalista dos Passione, irá apresentar o seu mais recente espetáculo, “Um Concerto por Maria”, dedicado a Nossa Senhora de Fátima. Será no próximo dia 13, na Igreja Católica de Saint Oswald, em Estrasburgo, e o evento contará com a presença de convidados diplomáticos do Consulado Geral Português radicado naquela cidade francesa.

Devido à elevada procura de bilhetes, já foi marcada uma sessão extra, para o mesmo dia. João Mendonza mostra-se “muito feliz” por voltar à cidade de Estrasburgo, onde foi sempre “muito bem” tratado pelas comunidades portuguesa e francesa. E recorda que em 2019 deu um concerto de Natal em Estrasburgo e que agora sente-se muito feliz por voltar: “Acima de tudo, estou satisfeito porque vou cantar e tocar. Em Portugal há poucos concertos e os que estão agora a acontecer são aqueles que foram adiados devido à pandemia”.

O cantor sadino irá, também, abrir o Festival de Cinema Europeu, na mesma cidade, que decorre de 11 a 14 deste mês, onde cantará fados de Amália Rodrigues, como “Foi Deus” ou “Lágrima”. O evento é organizado pela Presidente da Casa da Europa, a jornalista Fernanda Gabriel, que este ano homenageia Portugal. O último dia do festival decorrerá nos Jardins do Palácio do Embaixador de Portugal em França onde, mais uma vez, João Mendonza se apresentará ao público francês.

Ligado a uma família católica, João Mendonza explica a razão de participar com frequência em concertos relacionados com a igreja: “Vivo no seio de uma família Católica. Todos os anos caminhamos até Fátima, como peregrinos, durante 8/10 dias. Somos todos muito crentes. Daí a minha participação em vários concertos, de certa forma relacionados com a igreja”.

Para dia 15 de outubro está agendado um concerto com a banda Passione, no Forum Luísa Todi, em Setúbal, que contará com a participação especial do Coral Luísa Todi. “Sobre esse espetáculo ainda não quero falar muito, mas, garanto que estou interessado e empenhado, cada vez mais, em prosseguir com uma carreira a solo”, acrescentando que o seu primeiro registo discográfico a solo, está “em fase de pré-produção, aposta no estilo lírico, com influências do fado e da canção portuguesa, e deverá ser lançado em 2022”.