Odemira tem doze praias com Bandeira Azul e sete com Qualidade Ouro

Este ano, o concelho conta com doze praias com Bandeira Azul, o símbolo de qualidade e excelência, atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal e a praia fluvial de Santa Clara são as praias que vão hastear a Bandeira Azul.

A cerimónia oficial do primeiro hastear da bandeira em águas interiores vai ser realizada na Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara, a 15 de junho, pelas 11h30, data que marca também o início oficial da época balnear no concelho.

Recorde-se que, todos os anos, o júri nacional do Programa Bandeira Azul promove uma cerimónia oficial elegendo uma região e um promotor que se destacam pelo desempenho na gestão sustentável ao longo dos vários anos de candidatura ao galardão e vem assim “reconhecer o trabalho desenvolvido pelo município de Odemira na melhoria das condições e gestão ambiental das suas praias”.

“Foram aprovadas as 12 candidaturas apresentadas pela autarquia à Bandeira Azul, o que comprova a qualidade das praias odemirenses e o empenho do município na sua qualificação”, afirma a câmara municipal num comunicado de imprensa.

Também este ano, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu o galardão Qualidade de Ouro a sete praias de Odemira, nomeadamente Franquia, Farol, Furnas, Almograve, Alteirinhos, Carvalhal e Santa Clara. O concelho conta com cinco praias acessíveis (Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Zambujeira do Mar e Carvalhal), duas praias naturistas (no Malhão Norte e Alteirinhos Sul) e uma praia de uso canino (onde é possível levar os amigos de quatro patas).

A associação ambientalista distinguiu os Alteirinhos como praia Zero Poluição. De acordo com os critérios da Zero, uma praia Zero Poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.