A Praia do Ouro, em Sesimbra, e a do Moinho de Baixo, no Meco, são as duas do concelho que têm as condições necessárias para as pessoas com mobilidade reduzida.
Desde 2006 que a Praia do Ouro hasteia a Bandeira Acessível, sendo hoje, segundo a autarquia, “a mais inclusiva de Portugal”. Já a do Moinho de Baixo mereceu o galardão em 2014.
Em comunicado enviado ao Semmais, o município afirma que desde a atribuição da primeira Bandeira Acessível, o concelho tem feito esforços “para melhorar as condições do areal para quem tem mobilidade condicionada e alargar o programa Praia Acessível – Praia Para Todos, gerido pelo Instituto Nacional de Reabilitação, a outras praias”.
Os serviços disponíveis em comum nas duas praias, de forma a torná-las acessíveis, são o estacionamento gratuito, áreas de sombra, a disponibilização de andarilhos e canadianas anfíbias para passeios na praia e de cadeira anfíbia para banhos de mar e o acesso pedonal a esplanada e restaurante, mediante apoio.
À Praia do Ouro acrescem os serviços de equipa de apoio das 9h00 às 17h30, parqueamento para carrinhas de transporte coletivo, serviço de duche, serviço de aluguer de toldos e espreguiçadeiras e sanitários.