Mais de 2 milhões de euros permitem requalificar o Forte de Albarquel

O renovado Forte de Albarquel, construído entre os reinados de D. João IV e D. Pedro II, para reforço da defesa militar na proteção da barra de Setúbal, foi inaugurado sábado de manhã, representando um investimento superior a dois milhões de euros.

A cerimónia contou com as presenças da presidente da câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, e da britânica Helen Hamlyn Trust, parceira no projeto, entre outras personalidades.

Cedido pela Estado Português ao município sadino em 2015, por um período de prorrogável de 32 anos, o Forte de Albarquel viu as obras de requalificação arrancarem em 2018, depois de ter estado “esquecido e abandonado” durante várias décadas.

A edil Dores Meira reconhece que estamos perante um “acontecimento histórico” para Setúbal pois a abertura ao público de um interessante imóvel histórico permite a realização de reuniões, conferências, exposições, concertos e, também, momentos agradáveis de lazer e leitura para o público.

Segundo a presidente, o Forte de Albarquel é um dos vários equipamentos recuperados nos últimos tempos pela autarquia que irá “reforçar a dinamização cultural” da cidade, tal como aconteceu com o Forum Luísa Todi, a Casa da Cultura, a Casa do Corpo Santo e o Quartel do 11, onde está hoje instalada a Escola de Hotelaria e Turismo. “Foi necessário paciência, persistência e vontade política para a sua requalificação, depois de várias tentativas frustradas”, sublinhou a edil, acrescentando que, finalmente, fez-se “mais cidade, mais Setúbal”.

Já Helen Hamlyn Trust, que descreve o Forte de Albarquel como “verdadeiramente deslumbrante”, reconhece que “não foi um projeto fácil”, e elogia o município por ter chegado a acordo com o Ministério da Defesa para a requalificação do imóvel. “Estou muito satisfeita por ter apoiado este projeto em prol de uma cidade pela qual me apaixonei há doze anos atrás. É um espaço que vai ser utilizado para fins educacionais e culturais. Espero que este edifício possa dar muitas alegrias às pessoas”.

O evento foi animado pela atuação do Ensemble Juvenil de Setúbal, com a peça musical “Querido Senhor Beethoven”, que contou com a participação da cantora Sofia Vitória e a batuta do maestro Miguel Ângelo Conceição.