A construção do centro enquadra-se no Programa de Concessão de Incentivos Financeiros e visa a defesa da saúde pública e a preservação do bem-estar animal e do meio ambiente.
Com uma área de ocupação prevista de 3 mil e 975 metros quadrados, o novo Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do município de Reguengos de Monsaraz vai estar dotado, segundo uma nota de imprensa da autarquia enviada ao Semmais Digital, de boxes, paddock, e um bloco destinado a canil, gatil, e área clínica, composto por “oito celas para cães, duas para gatos e duas para quarentena, um compartimento para higienização, armazém de rações, instalações sanitárias e zona de vestiários e balneários para os funcionários”.
A ala clínica vai ter um acesso independente, e vai ser dotada de “gabinete do veterinário, sala de tratamentos, sala de esterilização e cirurgia, sala de occisão e recobro, instalações sanitárias e sala de receção e espera”.
Para além das infraestruturas de apoio dedicada aos tratamentos, cuidados e bem-estar animal, a centro vai ainda ter um parque de estacionamento e uma área de circulação envolvente.