A luta a favor da criação da NUT é o milagre que a região precisava para unir as forças políticas, empresariais e sociais da região.
O que não raramente sucede em outras regiões do país tem sido difícil fazer vingar neste território tão multifacetado, com identidades muito específicas e com abcessos partidários nem sempre amigos da visão cosmopolita moderna.
A conferência que juntou todas, mas mesmo todas, as entidades públicas e privadas cá do burgo e agentes políticos autárquicos das diversas cores partidárias, não pode, pois, deixar de ser testemunhado como um momento histórico.
A região a uma só voz, reivindicando o que é seu de direito, na expressão máxima de uma missão que congrega e defende uma causa comum.
E, neste caso concreto, sente-se autenticidade, vontade de unir esforços, juntar forças, ganhar a luta.
Tive sempre esta visão e escrevi muito sobre o tema ao longo dos últimos anos, quando está em causa a coesão regional e os seus interesses de desenvolvimento. É uma causa justa, pela qual vale sempre a pena investir.
E nada impede que haja diferenças ideológicas, diversas vias de pensar este território, de seguir vários caminhos em torno desse objetivo maior que é potenciar ainda mais esta magnífica região.
Raul Tavares
Diretor