Uma réplica de golfinho com 2,5 metros de altura e 150 quilos, concebida com fragmentos de lixo recolhidos nas praias portuguesas, está em exposição na Casa da Baía, em Setúbal, até 29 de agosto.
A escultura, da autoria de Xico Gaivota, integra a campanha “O Futuro do Planeta não é reciclável”, desenvolvida pela AMARSUL na península de Setúbal com o objetivo de consciencializar para a adoção de comportamentos ambientais adequados para proteger o planeta.
A réplica de golfinho foi desenvolvida exclusivamente com fragmentos de lixo não manipulados, recolhidos pelo artista urbano Xico Gaivota em praias não concessionadas da costa portuguesa, e sem o uso de quaisquer colas ou tintas.
Segundo um comunicado da autarquia, a visita ao golfinho também conta para “ganhar pontos na aplicação móvel Recycle BinGo, financiada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente com o objetivo de divertir e educar as famílias portuguesas em torno da temática da Reciclagem, oferecendo prémios a quem mais recicla”.
“Ao fazerem check-in com a aplicação na Casa da Baía, junto da escultura de Xico Gaivota, os utilizadores têm a possibilidade de ganhar um badge e seis ecomoedas, o dobro das que são dadas normalmente, e podem habilitar-se a um prémio especial”, lê-se no documento.
A aplicação pode ser descarregada na App Store e na Google Play.