Com a campanha quase na grelha de partida, ficam frases que o marketing está a tecer

Com os motores a aquecer para o arranque da pré-campanha das autárquicas no distrito, ficam as linhas de força do marketing e comunicação.

Mesmo sem grandes chances de sucesso, os social-democratas do Seixal ganharam visibilidade com um conjunto de cartazes provocatórios, com piadas sobre alguns ícones comunistas como Estaline, Cunhal, Mao Tse-tung ou Che Guevara. “Só mesmo os cubanos podem fumar charutos”, pode ler-se num dos outdoors, em que aparecem as figuras de Fidel Castro e Che Guevara a deliciarem-se com um “puro cubano”. Também trocaram nomes de ruas, o que já deu origem a troca de mimos nas redes sociais e até queixas judiciais.

A ideia, referem os estrategas da campanha é atrair “visibilidade racional”, obrigando a cobertura dos meios de comunicação social, como referiu esta semana à Sábado Gomes de Almeida, o mentor da ideia. O modelo, sustenta, é chamar o humor à liça num concelho que, como diz, é essencialmente um dormitório de Lisboa e está nas mãos do PCP há 45 anos”.

Os socialistas, que lutam pelo derrube do poder CDU, querem “Fazer Mais e Melhor”, e tem-se desdobrado na apresentação de projetos, numa campanha mais à séria. E a CDU responde “Futuro de Confiança”, empreendendo suporte à sua gestão.

A palavra futuro é muito recorrente. Usada por exemplo, pela CDU em Almada (Por Almada Pelo Futuro), BE em Sesimbra (Construir o Futuro), PSD no Barreiro (Dar Futuro ao Barreiro), CDU em Alcochete (Consigo Somos Futuro), PS em Alcácer (O Futuro é Agora), PS em Grândola (Unidos pelo Futuro) e, entre outros, CDU em Sines (Para Sines um Futuro de Confiança). Podemos acrescentar o PS em Setúbal que oferece um trocadilho sério, mas aponta igualmente ao futuro, através da composição mais elaborada, “Uma Grande Cidade não Pensa Pequeno – Setúbal a Capital do Futuro”.

Confiança e Mudança são outras duas palavras muito em uso neste léxico da campanha eleitoral. Vamos a exemplos: BE em Setúbal (Juntos pela Mudança); PS Moita (Coragem para Mudar); PS Sesimbra (Sesimbra vai Mudar); PSD Seixal “A Mudança é Agora), PS Sines (Confiança e Compromisso Sines); CDU em Palmela (Relação de Confiança), sendo que a candidatura do MCCP em Palmela agrega as duas forças (Mudança com Confiança), e a Iniciativa Liberal Setúbal pede (Está na Hora de Mudar).

E quando se juntam as categorias com adjetivação as expressões são muito afirmativas, como o PS Seixal “Fazer Mais e Melhor pelo Seixal), CDU Alcácer do Sal (Sempre a Avançar para Melhor), PS Santiago do Cacém (Pensar Diferente Fazer Mais), CDU Setúbal (Com a CDU Continuar Setúbal), PSD, que em coligação alude à antiga sigla da AD (Almada Desenvolvida – Fazer o que ainda não foi feito) ou o PS Barreiro (Afirmar o Barreiro). Inclui-se neste lote a CDU Montijo (Com a CDU Mais e Melhor Montijo), ou o PSD Alcochete (Alcochete Pede Mais).

Num toca a reunir, seguem-se expressões como a do PS Montijo (Todos Fazemos Montijo), ou mesmo do PSD montijense (Montijo Conta Connosco), sem esquecer a CDU Grândola (Todos por Grândola – Grândola Para Todos), a que se junta o PS Palmela (Juntos Somos mais Fortes), o CDS/MIM Palmela (Por MIM por Todos), CDU Sesimbra (Juntos Sempre a Crescer), CDU Moita (Com a CDU há Mais Equipa) e a CDU Barreiro com mensagem mais curta (Juntos).

Há também verbos afirmativos e enfáticos: PS Almada (Eu Escolho Almada); PSD Sesimbra (Faz Acontecer), ou simplesmente apelos ao sentimento, como o CDS Sesimbra (Sesimbra Primeiro), Movimento Amar Setúbal (Amar Setúbal). Fica para registo ainda as máximas do PSD Setúbal (Alternativa Segura) e do Chega Setúbal (Libertar Setúbal).