Autarquia de Setúbal lança livro de memória em homenagem aos bairros

O livro “Caminhos com História – Memórias dos Bairros dos Pescadores e do Grito do Povo”, é a nova publicação da câmara a ser apresentada, no âmbito das Comemorações Bocagianas, no dia 14, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

A obra resulta da obtenção de testemunhos desenvolvidos no âmbito do GO – Grupo das Oficinas Colaborativas, projeto da autarquia implementado no território da Anunciada com espaços de aprendizagem coletiva num conjunto de bairros tradicionais. Coordenada pelo município conta com textos da socióloga Joana Iglésias Amorim e da antropóloga Vanessa Iglésias Amorim, residentes no Bairro dos Pescadores e participantes ativas das Oficinas.

Alguma vez se questionou como era ser criança? Como era a escola, as brincadeiras? e a Vida social, num bairro de pescadores? São as respostas que se encontram no quarto capítulo do livro dedicado e intitulado por “Quotidianos”. Para além destes assuntos ainda contem conteúdos relacionados com igualdade de género.

Mas, segundo a câmara, são ainda relatadas histórias verídicas, com testemunhos de mulheres e homens com idades compreendidas entre os 22 e os 88 anos, que falam sobre romarias, festas, pesca e até algumas receitas.

“A publicação, prefaciada pela socióloga Maria João Freitas, é uma oportunidade para o leitor conhecer a história da construção dos bairros e perceber o papel fundamental que o 25 de Abril teve na conquista de direitos sociais, nomeadamente o direito à habitação, além de se constituir como um recurso para a valorização futura do território”, afirma em comunicado a fonte autárquica.