O festival com o melhor da cinematografia e música interpretada ao vivo, único no país, está de volta a Setúbal. Oferece 28 filmes, exposições e várias atividades para os mais novos.
A 7ª edição do Film Fest-Festival de Cinema Musicado ao Vivo decorre em Setúbal, de 30 deste mês a 9 de novembro, numa organização do município, com um investimento de cerca de 25 mil euros. O público irá ter oportunidade de assistir, este ano, a 28 filmes, no Forum Municipal Luísa Todi, no Cinema Charlot e na Casa da Cultura.
O certame aposta em cine-concertos, o que “o diferencia de outros festivais nacionais, sendo o único em Portugal do género”, realça a organização. Destinado ao público em geral, o Film Fest também tem sessões para escolas e famílias. O evento que tem feito um percurso de franco crescimento de entusiastas. “Pela sua singularidade o festival tem vindo a ganhar força junto do público desde a sua primeira edição”, sublinha a mesma fonte ao Semmais.
Em termos de destaques, este ano o público pode assistir à versão restaurada de “Os verdes Anos”, com a emblemática banda sonora de Carlos Paredes que será tocada ao vivo por Joana Bagulho, no seu cravo. A segunda colaboração com a Cinemateca Portuguesa traz até nós quatro filmes sobre Setúbal. A não perder, ainda, a sessão para famílias dedicada a Hermínia Tyrlová, considerada por muitos, a ‘mãe’ da animação checa. Tyrlová foi “uma proeminente argumentista, animadora e realizadora, sendo uma das figuras mais importantes da animação checa da segunda metade do século XX”.
O francês Pierre Bastien será o convidado de destaque. Musicará, ao vivo, obras de animação japonesa, com a sua orquestra mecânica cujos instrumentos se distinguem pela “sua extraordinária força visual”. Além de colaborações com músicos locais, como Pedro e Marta Banza, os Um Corpo Estranho e Sérgio Mendes, também vão passar pelo certame Tó Trips, que estará acompanhado por Nuno Calado, que fará a narração de filmes emblemáticos de Chris Marker, como “La Jetée”. Já a atriz setubalense, Manuela Couto, fará a narração/voz off do filme senegalês “La Noir de…”.
Além de várias atividades para os mais novos, é de destacar a exposição interativa, que pode ser vista a 8 e 9 de novembro, no Foyer do Forum Luísa Todi.






