Estávamos a 25 de janeiro quando a Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgou a orientação nº 2, alertando os profissionais do Sistema de Saúde, sobre a infeção pelo novo Coronavírus (2010-nCov).
Ficarão para memória futura as medidas tomadas ao nível da prevenção efetuadas junto das Estruturas Residenciais para a População Idosa (Lar de Idosos).
Que propostas foram feitas, em janeiro e fevereiro, pelos profissionais e empresas responsáveis pelos Serviços de Saúde e Segurança do Trabalho das IPSS, no sentido dos Lares de Idosos assegurarem aos seus trabalhadores e condições de segurança e saúde, de forma continuada e permanente, tendo em conta os princípios gerais de prevenção, com especial particularidade para o COVID-19?
Que diligências foram efetuadas pelas Uniões Distritais das IPSS ao nível da formação em procedimentos de prevenção, controlo e vigilância, no âmbito do COVID-19, para os Lares de Idosos?
Constituindo-se as Câmaras Municipais, as entidades que presidem ao Conselho Local de Ação Social, o órgão plenário de caráter deliberativo, composto pelas entidades públicas e privadas, nas quais se incluem a Segurança Social, a Autoridade de Saúde Local, os Agrupamento de Escolas, as autoridades policiais, as IPSS, entre outras entidades que prestam serviços de apoio às população idosa, que decisões foram aprovadas destinadas à dinamização de ações integradas e articuladas numa lógica de compromisso coletivo, destinadas à promoção das medidas de prevenção do COVID-19, nos Lares de Idosos?
Fazendo parte da Missão das Juntas de Freguesia, planear, definir e implementar estratégias e linhas orientadoras que promovam, entre vários valores a coesão social em diálogo com as instituições, cidadãos e agentes locais, que deliberações foram tomadas nas Assembleias de Freguesia, destinadas à constituição de um Grupo de Trabalho para apoiar as IPSS, em particular os Lares de Idosos, na elaboração dos Planos de Contingência Plano de Contingência e Ação para Prevenção de Transmissão da Infeção Humana pelo Novo Coronavírus COVID19?
São estas as questões que Sua Exa. o Senhor Presidente da República deverá colocar no discurso das comemoração no próximo dia 25 de abril de 2020.
Após 46 anos de democracia, ficará para memória futura o abandono dos mais velhos e um total desrespeito e falta de confiança nas instituições que prestam serviços às pessoas idosas.
ATUALIDADE
Paulo G. Lourenço
Investigador Social