Autarquia do Seixal ao lado da população na luta pela vida

Os tempos que vivemos são novos para todos. Há muito que o mundo não se deparava com tanta incerteza, como a provocada pela pandemia da COVID-19, enfrentando tantos obstáculos à normalidade do nosso dia-a-dia colectivo.

A Câmara Municipal do Seixal, logo desde o início adoptou medidas extraordinárias destinadas à contenção desta doença, em consonância com as orientações da Direção-Geral da Saúde e no quadro da Declaração do Estado de Emergência no país. Também a autarquia do Seixal decidiu a 31 de março ativar o Plano de Emergência Municipal.

As nossas principais preocupações foram as de reforçar a prestação dos serviços públicos essenciais, tais como o abastecimento público de água, saneamento e recolha de resíduos. Foi ainda prioridade a desinfeção de espaços públicos, abrangendo todas as freguesias, nomeadamente na envolvente dos centros de saúde, equipamentos e contentores de deposição de resíduos. Todo este trabalho só é possível graças ao empenho e disponibilidade de centenas de trabalhadores municipais que estão na linha da frente do combate a esta pandemia.

Também com a suspensão das aulas e atividades escolares, houve de imediato a preocupação de garantir a refeição a todos os alunos da rede pública de jardins-de-infância e 1.º ciclo do concelho dos escalões A e B da Ação Social Escolar, integralmente custeados pela Câmara Municipal do Seixal.

Lançámos ainda um plano de apoio social #SeixalEmCasa, em parceria com as juntas de freguesia e as instituições sociais do concelho, de forma a apoiar os idosos e pessoas em isolamento, com a entrega ao domicílio de refeições confecionadas, medicamentos e outros bens de primeira necessidade, de forma a que estes possam ficar resguardados em suas casas. A iniciativa conta com o apoio de vários munícipes que integram as brigadas solidárias, a quem muito agradecemos. Uma das respostas deste plano é a Linha 65, que apoia seniores com mais de 60 anos através do fornecimento de refeições, apoio psicológico ou pedido de receitas médicas para doentes crónicos, gerida pela associação Criar-T. Outra resposta foi a linha de encaminhamento social, dirigida a pessoas em situação de isolamento, com doenças crónicas ou famílias monoparentais com menores de 12 anos a cargo. A Câmara Municipal do Seixal e a rede de parceiros ajudam com a ida às compras e à farmácia e outro tipo de apoio urgente e indispensável.

Tive ainda a oportunidade de visitar os quartéis das duas associações de bombeiros do concelho do Seixal e Amora, que perante a ausência de apoio por parte do Ministério da Administração Interna, os apoios prestados pela Câmara Municipal do Seixal são fundamentais para garantir a sua operacionalidade. Decidimos assim fornecer equipamentos de proteção individual, tais como máscaras, luvas, óculos e viseiras e fatos específicos, refeições e ainda da disponibilização de edifícios municipais para acolhimento de bombeiros em situação de isolamento. Concretizámos ainda um Centro de Acolhimento Temporário e outro para pessoas sem-abrigo, para além da disponibilização de um espaço para a instalação de uma Unidade de Testes no Concelho do Seixal que tarda em abrir por responsabilidade do Ministério da Saúde.

Por fim, quero deixar um agradecimento e palavra de apreço a todos os trabalhadores que são essenciais em todas as alturas, mas que neste atual quadro são mesmo imprescindíveis. O meu obrigado a todos os trabalhadores da câmara municipal, aos vários parceiros e empresas locais que nos apoiam desde a primeira hora, a todas as associações do concelho que prestam apoios, aos bombeiros, forças de segurança e a todos os profissionais de saúde que mesmo exaustos continuam todos os dias na linha da frente a zelar por todos nós.

Juntos venceremos este combate pela vida.

SIGA O NOSSO CONCELHO
Joaquim Santos
Presidente da Câmara Municipal do Seixal