Entre praias, marinas ou embarcações de ecoturismo, a Associação Bandeira Azul atribuiu 32 bandeiras ao distrito para esta época balnear.
À semelhança dos anos anteriores, o Litoral Alentejano é o território com mais galardões de qualidade da água, num total de 19, sendo Grândola o concelho que se distingue, ao hastear 11 bandeiras azuis.
Neste mesmo município, o galardão vai ser erguido nas praias da Aberta Nova, Atlântica, Carvalhal, Comporta, Galé – Fontainhas, Melides, Pego, Troia – Bico das Lulas, Troia – Galé e Troia – Mar, assim como na Marina de Troia.
Em Sines as bandeiras foram atribuídas às praias Vasco da Gama, S. Torpes, Vieirinha -Vale de Figueiros, Grande de Porto Côvo e Ilha do Pessegueiro, e ao Porto de Receio. Já em Santiago do Cacém as distinguidas, para esta época balnear, são a Costa de Stº André e a Fonte do Cortiço.
Na península, o concelho de Almada que vai levantar sete bandeiras azuis, nomeadamente em S. João da Caparica, Praia do CDS-Santo António, Tarquínio-Paraíso/Dragão Vermelho, Praia Nova, Mata, Rainha e Sereia. Segue-se Sesimbra com o selo de qualidade atribuído à Lagoa de Albufeira-Mar, Moinho de Baixo-Meco, Sesimbra Ouro e Califórnia.
Por fim, no distrito, a Associação Bandeira Azul distinguiu em Setúbal a praia Figueirinha e a Embarcação de Ecoturismo O Esperança.
Os galardões deste ano contemplam 322 praias costeiras, mais cinco do que em 2019, e 38 fluviais, mais três do que no ano passado. Devido à pandemia da Covid-19, o tema desta época é “De volta ao mar, com a atitude de mudar”, sendo que cabe às entidades responsáveis pela praia, marina ou embarcação distinguida implementar as regras extraordinárias de segurança no seu espaço.