Pedro Dominguinhos reconduzido na presidência do CCISP

O também presidente do Politécnico de Setúbal quer apostar na qualificação dos portugueses e reforçar intervenção no interior do país.

Pedro Dominguinhos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, foi reconduzido, por mais dois anos, na presidência do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

O reforço da qualificação da população portuguesa por parte do ensino politécnico e o seu posicionamento na criação de valor para os territórios onde estão está inserida são as prioridades estabelecidas para o próximo biénio.

Nos últimos anos, para além da formação tradicional das licenciaturas e mestrados, consolidou-se a capacidade do ensino politécnico em desenvolver novas formações, de que os cursos técnicos superiores profissionais são o exemplo mais visível, fazendo com que mais de 25 mil jovens pudessem aceder ao Ensino Superior, em estreita articulação com o tecido empresarial.

Criaram-se vagas na larga maioria das áreas científicas e de uma forma articulada, criaram-se também igualmente consórcios regionais para a realização de exames por parte dos estudantes.

Também a alteração da designação para Universidades Politécnicas é um dos objetivos para os próximos dois anos. Com esta denominação pretende-se um aprofundamento da missão dos politécnicos e o reforço do seu papel de motor de inovação e da capacidade de internacionalização e atração de estudantes estrangeiros. Nos últimos anos, o aumento constante no número de estudantes internacionais tem contribuído de forma visível para a dinamização dos territórios, especialmente nos de menor densidade.

Um estudo recente sobre o impacto económico dos politécnicos nos territórios menos povoados mostra que estes chegam a representar 10% do PIB local e que gera uma reprodutividade superior a 3, por cada euro investido pelo Estado.

Esse impacto não é apenas económico, é também, cada vez mais, cultural e social, dizem os responsáveis eleitos do CCISP, que pretendem também posicionar o ensino politécnico na linha da frente, assente no conhecimento e na melhoria do bem-estar da população.

Pedro Dominguinhos é doutorado em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (UL), mestre em Economia Internacional e licenciado em Economia. É Professor Coordenador na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, na área de Gestão, onde é docente desde 1995. É Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal desde abril de 2014, e Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos desde maio de 2018. É membro do Conselho Coordenador do Ensino Superior e do Grupo de Modernização e Valorização do Ensino Politécnico, nomeado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, desde 2016. É autor ou coautor de mais de 40 publicações e de artigos em conferências internacionais na área da Internacionalização, born-globals e empreendedorismo.